Diferença entre CDI e taxa Selic

A principal diferença entre o CDI e a taxa Selic é o fato da taxa Selic ser utilizada pelo governo para renumerar bancos que utilizam os títulos do Tesouro Nacional para emprestar dinheiro entre si, enquanto o CDI é a taxa de empréstimos de curto prazo realizados entre instituições financeiras, com recursos próprios, sem utilizar o Tesouro Nacional como meio.

O que é taxa SELIC?

Antes de mais nada, é importante entender que há uma confusão entre Selic e a taxa Selic. A Selic é um sistema, chamado de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Este sistema é utilizado para negociação de títulos do Tesouro Nacional, e é gerido pelo Banco Central. Nesse sistema se efetua a custódia e se registram as transações envolvendo tais títulos públicos. Por outro lado, taxa Selic é a taxa média (ajustada) dos financiamentos diários apurados nesse sistema.​ Então, a taxa Selic é a taxa de juros básica do Brasil.

A famosa notícia sobre a Selic

Em tempos de descida e subida de juros, é comum você se deparar com notícias como “a Selic subiu” ou “a Selic caiu”. Embora muita confusão surja, é importante você entender o que acontece.

Então, a taxa Selic (ou meta Selic, veremos mais adiante) é definida a cada 45 dias pelo COPOM – Comitê de Política Monetária – quando ele se reúne e decide qual será a meta da taxa de juros básica do país, que irá vigorar no período seguinte (um mês e meio). A ideia é que essa taxa de juros sirva para direcionar a economia e controlar a inflação.

Acontece que as taxas em que os títulos são negociados entre as instituições bancárias não são fixadas por essa definição, sendo ela apenas uma meta. Logo, temos o seguinte cenário: uma taxa fixa (a meta definida) e uma praticada pelo mercado. Essas duas taxas são conhecidas como Selic meta e Selic over, respectivamente.

Selic meta x Selic over

A taxa meta é exatamente a taxa definida pelo Copom em reunião. Para que a taxa Selic efetiva (a remuneração exigida pelos participantes) esteja em linha com a meta Selic (ou Selic meta), o Banco Central costuma operar no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom).

Sistema Selic e taxas praticadas

Sendo assim, quando o Banco Central quer aumentar a taxa básica de juros, ele precisa tornar os títulos atraentes vendendo eles por um preço menor e oferecendo uma taxa de remuneração maior. O contrário acontece quando o Banco Central quer diminuir a taxa de juros: ele precisa oferecer maior valor para recomprar os títulos, o que pressiona a taxa de remuneração para baixo (a famosa marcação a mercado, por culpa do cálculo do valor presente).

e o CDI?

CDI é uma sigla que significa Certificados de Depósitos Interbancários. Esses certificados são títulos que os bancos usam para fazer transações de empréstimos entre si. Como o banco recebe saques e depósitos, ele pode necessitar de dinheiro para não fechar o caixa no vermelho. Por vezes, ele pode optar por não utilizar empréstimos através de títulos públicos, fazendo diretamente com outra instituição financeira.

Esta outra modalidade de empréstimos entre os bancos geram uma taxa de recompensa. Assim, através dessas taxas se calcula o DI, que é a média de juros cobrados pelos bancos nessas transações interbancárias.

A taxa DI é calculada todos os dias pela CETIP, Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Esse taxa é divulgada no site da B3. O CDI mensal é a média de taxas diárias de um determinado mês.

CDB

Quando você investe, você não está comprando um CDI, pois o CDI é um título utilizado apenas por bancos. O que você investe é em CDB, Certificado de Depósito Bancário. Através dele você empresta seu dinheiro para o banco e recebe um percentual da remuneração utilizada entre as instituições.

Geralmente esse percentual varia bastante, como por exemplo 85% do CDI, 100% do CDI, etc. Geralmente o percentual de remuneração do CDI oferecido está atrelado ao rating da instituição (o quão saudável ela é), taxa de juros atual, etc.

CDI x Selic

O que é CDI e como ele influência nos seus investimentos - XP Investimentos
fonte: XP Investimentos

Juntando tudo: o CDI serve como referencial de rentabilidade das aplicações de renda fixa bancária, como o próprio CDB. Por outro lado, a meta Selic determina a taxa básica de juros nacional e a taxa de remuneração utilizada pelo governo para remunerar bancos que emprestam dinheiro entre si, utilizando o Tesouro Nacional como garantia.

A tendência é as remunerações andarem alinhadas, havendo um alinhamento, como no gráfico abaixo. Mas é sempre importante entender essa dinâmica, que é um pouco complexa de início.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *