Fechamento da carteira – Junho 2021

Junho foi um mês com algumas movimentações, adicionando às posições existentes e abrindo duas novas posições em carteira ($BABA e #B3SA3). Segui me expondo mais à smallcaps e ações de crescimento. Além disso, aproveitei a queda dos fundos imobiliários para substituir um fundo imobiliário da carteira por outros dois.

Exposição atual da minha carteira de renda variável

cupom-remessa-online-banner
Invista no exterior com o cupom : investidorimpaciente

Desempenho e Composição Da Carteira De Investimentos

Compras e Vendas

Nesse mês realizei duas compras para abertura de posições, sendo elas a gigante chinesa Alibaba ($BABA) e a bolsa de valores no Brasil (#B3SA3). Alibaba é um gigante de e-commerce e tecnologia, semelhante ao formato da Amazon. A Alibaba possui desde sites e serviços de e-commerce – com o AliExpress – como também possui serviços de tecnologia, como é o caso do Alibaba Cloud, muito embora este esteja ainda em fase bem embrionária.

As ações do Alibaba foram fortemente impactadas pelo sumiço de Jack Ma, seu fundador. Para completar o quadro de pressão sobre o valor da empresa, as ações desvalorizaram bastante após o governo da China interferir na operação da empresa Didi. Considerei o valuation atratito e tornei BABA a minha 4ª maior posição no exterior.

Carteira Exterior

No Brasil, troquei #FIIB11 (logística/industrial) por #BTLG11 (logística) e #PLCR11 (recebíveis). Como já possuía Fiis mais focados em qualidade, como #HGLG11, optei por adicionar um logístico com Yield maior e outro Fii de recebíveis, além do #BARI11.

Carteira de Fiis

Além disso, inicie posição em B3SA3. Embora considere um risco grande a criação de uma nova bolsa de valores, entendo que o Brasil ainda não tem tanta liquidez pra outra bolsa de valores. Entendo que a situação é diferente do que aconteceu com Cielo, já que máquinas de cartões não são serviços de fácil reprodução. Assim, com a ação sob pressão (assim como $BABA), abri posição.

Também adicionei posição em WIZS3 e SIMH3 (antiga JSLG3).

Carteira Brasil

Evolução dos Proventos do mês

Os proventos em junho não bateram recorde, mas não ficaram longe dos proventos de maio. Estamos exatamente no meio do ano e os proventos são praticamente os mesmo recebidos em todo o ano de 2020

Vale lembrar novamente: hoje minha carteira ainda sofre com as posições dos bancos, adquirida durante a crise, além de elétricas que tem sofrido um pouco nos últimos meses. Acredito que 2022 será quando haverá a consolidação do potencial total do pagamento de dividendos da carteira, com a normalização da economia.

Rendimentos acumulados por ano
Rendimentos por mês e ano.

Rentabilidade

Minha carteira Brasil segue vencendo IBOV, mesmo quando verificado os últimos 32 meses, embora tenha sofrido nos últimos 12 meses. Ela tem sofrido em especial à falta de exposição à commodities. Como falei no fechamento de maio, fiz alguns movimentos completamente equivocados ao longo da pandemia.

Carteira Brasil vs IBOV

Apesar da performance ruim de curto prazo, considerando carteira Brasil vs IBOV, minha carteira performa melhor que os índices no longo prazo, especialmente quando se observa a carteira exterior e consolidada.

Carteira Exterior vs IVVB vs dolár (72 meses)
Carteira consolidada vs Benchmarks (72 meses)
Carteira desde o início vs benchmarks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *