Como eu começaria do ZERO com ações

Muita gente chega no meu Instagram com a seguinte dúvida: por onde começar no mercado financeiro, em especial com ações?
Eu comecei por conta própria, aprendi desde o mindset para investir em renda variável, até tópicos mais complexo como valuation. Então, é possível aprender por conta, mas é preciso uma boa estratégia.

Embora eu tenha perdido algum tempo em tópicos não muito produtivos, a técnica que usei para aprender me permitiu acelerar o ganho de conhecimento. Então decidi escrever esse artigo, sobre como eu faria se fosse iniciar HOJE, do ZERO, com ações da bolsa de valores.

Passos

Abaixo você confere os passos que você precisa realizar (em paralelo) para acelerar o inicio do seu aprendizado no mercado de ações, nos moldes do que eu realizei e vem dando certo.

1 – Leia livros e artigos

O Em especial usaria livros para entender o porquê investir na bolsa de valores. Depois, conforme você for ganhando entendimento, passaria para contabilidade e valuation.
Para te ajudar:

  • Lista de livros que você deveria ler: Acesse Aqui
  • O meu próprio site tem artigos, devem ser úteis, em especial nos Guias: Acesse aqui

2 – Se espelhe em um professor

Aqui considero a parte mais importante, porque é a prática. Sem ela, a teórica não faz sentido.

Para aumentar a velocidade do aprendizado, eu usei o método “Shu Ha Ri” de aprendizado. Esse método, muito utilizado em artes marciais, se divide em três fase. Na primeira delas, SHU, é a fase da imitação. Nela você deve procurar um “modelo” e imitar rigidamente o passo a passo da análise, até você sentir que é algo que ocorre de forma natural. Essa fase é conhecida pela repetição contínua. Foque nela!

Como eu apliquei isso? Eu assinei relatório de alguns ótimos analistas no Brasil, copiando técnicas e sendo rígido com foco de análise. Por muito tempo eu analisei apenas empresas pagadoras de dividendo, forçando a minha repetição nesse tipo de case. Após o entendimento, parti para as outras fase, onde se começa a quebrar algumas regras (Ha) e se inicia a criação da técnica própria (Ri). Hoje eu constantemente flutuo entre todas as fases.

Para quem está iniciando, foco na fase SHU. A melhor opção é encontrar um ótimo analista, que seja muito bom no que você deseja aprender.
Uma recomendação para te ajudar:

  • para entender a criação de teses de investimento em ações(dividendos, crescimento e EUA): Acesse aqui

3 – Comece com pouco

Não coloque um montante muito grande no início, pois você estará aprendendo e pode ter algum pequeno prejuízo. Com experiência e entendimento, o risco de perda será bastante diluído. O passo 2 ajuda nisso, pois você terá um suporte de alguém mais experiente para errar menos na escolha de ativos. Eu iniciei totalmente por conta nos primeiros meses, e advinha? Foi quando mais perdi dinheiro.

Logo, comece com pouco, mas comece! Muita gente fica esperando o momento ideal para entrar, mas esquece que o que vai fazer você ganhar experiência é a o skin in the game – deixar dinheiro na reta e ser obrigado a estudar para melhorar o desempenho.

Se ficou com alguma dúvida, manda nos comentários =)
Bons aportes!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *