O que é operar vendido?

Sale Sales Sign - Free image on Pixabay

O chamado “operar vendido”, também conhecido como operar descoberto ou short, é uma estratégia de negociação que opera em função de uma esperada queda no preço de uma ação – ou outro título negociável qualquer. Logo, a ideia é ganhar dinheiro com a queda da cotação da ação, pois se acredita que seu preço atual é muito acima do seu valor intrínseco.

Em inglês, operar vendido é conhecido como short selling ou short position. Vale lembrar aqui que existem diversas formas de calcular o valor intrínseco de um ativo, como fluxo de caixa descontado e o modelo de Gordon.

Leia os melhores livros com o Amazon Kindle Unlimited

Como isso é feito?

A chamada venda a descoberto é um conceito simples, onde um investidor toma uma ação emprestada, vende a ação e depois recompra de volta, para devolvê-la ao doador. O lucro bruto está feito na diferença entre o preço de venda e recompra.

Assim, na venda a descoberto, o investidor acredita que a ação perderá valor em até uma data futura definida – a chamada data de vencimento. Então, ele abre posição tomando ações através de empréstimo e vende essas ações emprestadas a compradores dispostos a pagar o preço de mercado. 

Logo, o investidor espera que o preço caia e para que ele possa comprá-las a um custo menor. Vale ressaltar o principal ponto em operar short: o risco de perda é teoricamente ilimitado, pois o preço de qualquer ativo pode subir até o infinito.

Vantagens x Desvantagens de operar vendido

VantagensDesvantagens
– Possibilidade de lucros altos
– Pouca necessidade de capital inicial
– Liberdade para alocar capital em posições Long
– Pode servir de hedge
– Perdas podem ser ilimitadas
– Necessário conta de margem
– Períodos relativamente curtos de negociação
– Pode haver problemas de liquidez para fechar posição
– Juros dos aluguéis podem ser altos
– Pode ocorrer Short Squeeze

Exemplo

Por exemplo, se um investidor acredita que as ações da GameStop ($GME) estão caras no valor de $148- e tem convicção que elas devem se desvalorizar – ele pode tomar emprestado 100 ações com a corretora e vender a mercado no preço atual. Se a ação cair para $100, o investidor pode recomprar as 100 ações e devolver ao corretor, obtendo assim um lucro de $4.800 ($1.4800 – $1.000). 

Porém, se o preço da GME subir para $248, o investidor perderá $10.000 ($ 14800 – $24800). O risco aqui pode ser maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *