Leilão de ações – como funciona

Todo início e fim de pregão é a mesma coisa, a tela congela e a negociação se dá de uma forma exótica – pelo menos para quem tá iniciando. Esses períodos são os leilões de ações. Pois é, se tem algo na bolsa que eu custei a entender o funcionamento, são esses tais leilões.

Vou tentar explicar de forma simples, bora lá!

O que é um leilão de ativos?

Um leilão de ações acontece quando a negociação dos ativos da bolsa de valores para de ocorrer normalmente e entra em um “modo” onde se computa as ofertas de compra e venda. A partir desse “modo leilão”, as ofertas de compra e venda de ações vão “casando”, quando uma ordem de compra encontra uma ordem de venda nos mesmos valores.

O objetivo do leilão é encontrar um preço de equilíbrio.

Quanto ocorre o leilão?

Pois bem, em um pregão na bolsa de valores, existem períodos pré-determinados dentro de um pregão onde a negociação dos ativos é feita na forma de leilão, sendo eles:

  • leilão de pré-abertura
  • leilão de fechamento
  • oscilações bruscas
  • circuit breaker

Como funciona um leilão?

Durante o período de leilão, as ofertas são computadas – não executadas – até se achar o preço de equilíbrio, geralmente no ponto onde ocorre o maior número de “casamento” de ofertas e demanda – compras e vendas teoricamente fechadas.

Quando as ordens encontram o ponto de equilíbrio – e o tempo passa – as ordens fechadas dentro e acima do preço teórico são executadas em cascata e a negociação comum inicia.

Repara no exemplo abaixo, simulando um leilão na bolsa de valores. Primeiramente, as ordens são casadas, até se chegar ao preço de equilibro, que no exemplo é em R$11, exatamente onde ocorre o maior número de transações.

leilão de ações e preço de equilíbrio
Encontro do preço de equilíbrio
fonte: autor

Em segundo lugar quando o tempo de leilão termina e as ordens encontram um preço de equilibro, elas são executadas a partir daquele ponto. Sendo assim, todas as ofertas de compra com preço maior que o preço de equilíbrio são executadas, assim como as ofertas de venda abaixo dele. Claro, no limite do casamento entre elas.

leilão de ações, execução das ofertas próximas ao preço de equilíbrio
Execução das ordens após encontrar o preço de equilíbrio
fonte: autor

Logo, quando o pregão reabre de fato o book está na forma abaixo, com as ofertas de venda e compra que não casaram ao longo do leilão.

book de ofertas após execução do leilão.
Book de ofertas, após execução das ordens do leilão.
fonte: autor

Cinco passos para enviar grana para o exterior

Leilão de pré-abertura do pregão

O leilão de pré-abertura (ou pré-market) corresponde ao período de 15 minutos que antecede a abertura do pregão. Nesse período o sistema da bolsa apenas aceita o registro de ofertas de compra e ofertas de venda, mas não registra o negócio de fato.

Assim, as execução das ordens só ocorre após o período de 15 minutos passar e for encontrado o ponto de equilíbrio.

Leilão da bolsa no fechamento

O leilão de fechamento funciona de mais simples e com tempo mais limitado que o leilão de abertura. O leilão dura apenas cinco minutos e há um número limitado de ativos que participa.

Leilão de Ações “não previstos”

Ao longo do pregão da bolsa de valores podem ocorrer variações bruscas na cotação das ações. Nesses momentos, o leilão pode ser ativado, já que a ideia dele é encontrar um novo ponto de equilíbrio.

Os seguintes casos ativam o sistema de leilão:

  • Oscilação >= 10%
    • em relação ao preço de fechamento do dia anterior (ocorre antes da abertura do pregão)
    • em relação ao preço de abertura do dia
    • em relação ao último preço do papel antes de entrar em leilão. Porém, aqui a oscilação tem que ser menor que 20%.
  • Volume muito acima da média naquele papel

Assim, volatilidades altas fazem o sistema de leilão ativar para uma determinada ação.

Exemplo prático – leilão ativado por volume

1- Book de ofertas inicial está disponível para envio de ofertas

Book de ofertas inicial

2 – Uma nova oferta “gigante” faz a ação entrar em leilão, devido o alto volume.

3 – O leilão também “dar uma chance” para participantes que não estavam negociando aquele ativo, dando a chance desses participantes entram. Assim, no exemplo, duas novas ordens surgem, colocam duas ordens que casam com a compra.

Em amarelo, temos as ordens que seriam executadas. O preço do leilão nesse caso é o preço onde todas as ordens são atendidas, ficando então R$51.

Gostou da explicação? Deixe seu comentário!

6 comentários em “Leilão de ações – como funciona”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *