A dúvida de investir agora

bolsa crash
crash bolsa de valores

Fala investidor, hoje eu venho falar sobre algo que certamente passou na sua cabeça durante esses últimos meses – que parecem ter sido anos. O mundo vive uma fase de incerteza, e pra completar a gente mora no Brasil, o país campeão mundial de instabilidade. Bolsa caindo, por conseqüência surge a dúvida: devo investir agora, e aproveitar liquidação, ou focar em segurança – onde investir agora?

Contexto

O COVID-19 gerou a necessidade de distanciamento social e paralisação das empresas. Em seguida (na verdade foi até antes do lockdown), isso gerou apreensão do mercado acionário, com a preocupação da performance futura de empresas ficar muito abaixo do adequado. Aliás muitas empresas tiveram seu próprio futuro questionado. Assim, a bolsa de valores entrou em queda livre em 2020. E, nossa, foi rápido! Aliás, fica tranquilo, não foi só você, eu também suei um pouco com esse Urso.

Disclaimer: Aqui não questiono a melhor medida para frear o efeito do vírus, que aliás é devastador, até porque não tenho capacidade nenhuma de opinar de forma totalmente racional (usando métodos científicos). Até porque, mesmo os cientistas discordam.

Bom, no Brasil, a chamada “nova Selic” está em 3,75% a.a, um baque pra quem só investe em renda fixa. Então, ao mesmo tempo que muita gente se vê empurrada pra tomar risco em busca de lucro, e até mesmo preservação do poder de compra, existe o risco de pegar a faca “Mercado” caindo.

Não apenas temos o terrível COVID-19 e a dúvida em tomar risco ou não, a nossa moeda, o Real, está desvalorizado, tornando seu poder de compra no exterior bem baixo. Na data que escrevo U$1 (comercial, que não é o que você compra pra ir viajar) está valendo R$5,49 (chegou a estar R$5,75).

Por fim, para completar o quadro, volta a incerteza política. Então…saudades dela? Nenhuma né…

Devo investir agora?

Então, ser investidor individual é complicado, especialmente iniciante. Ás vezes você não tem alguém para conversas, ou até mesmo te acalmar. E antes de mais nada, os próprios “profissionais” da bolsa de valores também não ajudam tanto – para não dizer que não ajudam nada – e acabam gerando mais ruído do que colaborando (opinião com viés e militância política, frases de efeito – “a morte da renda fixa” – e assemelhados). Relaxa, isso vai passando aos poucos, ouça menos opinião de especialistas, até porque são só opiniões (suposições). Além disso, você também pode ter a sua – talvez até mais correta – até porque, quem vai saber o futuro?

Tem grana e confia no processo

Enfim, voltando ao foco, tá comprado, tem grana e confia no processo? Então, na medida do possível faça o mesmo de sempre – mantenha o plano. Faça seu aporte mensal onde você acha mais adequado.

Tá com dúvida

Agora a bolsa caiu muito, sua carteira oscilou. Assim, por consequência, você ficou muito incomodado e tá com dúvida. Ou pior, você tá com sua fonte de renda em risco. Bom, por mais que você tenha um plano, não tenha vergonha de rever ele, caso a estratégia traçada tenha feito mal pro seu psicológico. Se pergunte e responda com sinceridade:

  • Será que devo me expor tanto?
  • Será que devo investir agora e me expor mais?

Se uma das duas perguntas teve “Não” como resposta, talvez seja adequado já começar a focar em aumentar a reserva de emergência e a parcela de renda fixa, pois talvez você precise o que eu chamo de “Reserva de Sanidade” – ter uma parte de renda fixa maior que renda variável. Assim você ficará mais calmo, para estudar mais seu portfólio, ou para para os problemas – como rever sua vida profissional ou ajustar estratégia.

Além disso, talvez você tenha que rever o porquê investe ou ainda dar uma revisada nos seus objetivos.

Embora seja legal investir, não seja uma pessoa tarada por um tipo de investimento específico – seja renda fixa ou variável. Assim você vai saber usar eles ao seu favor e não que você seja refém deles. Além disso, caso você tenha o medo rolando nas veias, evite sair vendendo os ativos, especialmente se vier a vontade clássica “vou vender e esperar até ter algo mais claro”. No momento em que você vender, correrá o risco de perder os dias de maiores altas e comprometer seu desempenho. É melhor estar alocado do que não estar, caso você já tenha comprado para o longo prazo.

Além disso tudo, investir é um processo, o resultado vem mais por repetição do que por acurácia (market timing). Então, encontre algo que funcione para você e faça isso dez, cem, mil, milhões de vezes! Esse é o segredo do Warren Buffett. Ele simplesmente encontrou um processo – próprio – para analisar e investir em empresas que tem funcionado há mais de meio século. Se inspire principalmente nesse ponto.

Seu maior ativo

Por fim, gostaria de lembrar você o seguinte: jamais esqueça que o maior ativo que você tem em carteira é sua capacidade profissional, para gerar a sua renda. Uma boa empresa tem um ótimo fluxo de caixa, então cuide desse ativo porque ele irá gerar o SEU Fluxo de caixa!
Se for o caso, esqueça a bolsa por um tempo e foque nisso.
Invista nesse ativo e faça ele gerar mais fluxo de caixa livre pra você investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *