Quem opera short pode ter problemas para encontrar ações suficientes para recomprar quando chega a hora de fechar uma posição. Se muitos outros operadores estiverem short e tiverem que recomprar as ações, ou ainda se ela tiver baixa liquidez – pode ocorrer o chamado Short Squeeze.
Short Squeeze é a valorização rápida de uma ação, que não tenha por trás os fundamentos da empresa. Um exemplo disso é quando há baixa oferta (venda) e um excesso de demanda (compra) na ação, devido a um número grande de investidores com posição short tentando cobrir suas posições, seja para evitar grandes perdas, data de vencimento próxima ou devido chamada de margem.
Como identificar um possível Short Squeeze
- Porcentagem de posições a descoberto: indica qual porcentagem do número de ações em circulação de uma ação pertence aos operadores short. Se o valor for muito mais alto do que o nível normal, existe a probabilidade de uma pressão compradora esteja por surgir, para que os shorts fechem posição. Pode ser visto também como Short Interest, que informa o volume total de operações short em aberto de determinada ação.
- Dias para fechar posição: é conhecida oficialmente como “Days to cover” ou “short ratio“. De forma teórica indica quanto tempo (dias) os vendedores a descoberto levariam para fechar suas posições, considerando o volume médio de negociação. Quanto maior o número de dias, maior será a probabilidade de um short squeeze.
Para chegar ao valor, divide-se o volume de posições a descoberto abertas por seu volume médio diário de negociação.
Lembrando que há limitações nesses indicadores, como em qualquer outro.