Quando você começa a investir, logo vem à tona a questão de risco, gestão de risco e tal da relação e retorno. Mas afinal de contas, o que é risco? Pra responder essa pergunta, e definir risco, a gente deve entender que há dois tipos de risco principais.
Risco sistemático
Risco sistemático é aquele que afeta um ambiente de forma geral, e todos os indivíduos ou elementos presentes nele, sem que estes tenham algum tipo de controle. Por exemplo: se um grupo de pessoas está viajando de barco, todos estão expostos a um mesmo risco sistemático, de o barco começar a naufragar, e não há nada que possa ser feito por eles pra evitar isso. Desculpa, exemplo um pouco trágico demais, vamos mudar.
Se todas empresas pertencem a um mesmo país, e tem seus produtos vendidos neste mercado, há um risco sistemático da economia, como um todo, ir mal e isso afetar o lucro dessas empresas.
Imagina a empresa operando certinha, mas de repente a economia vai muito mal, desemprego aumenta e as pessoas começam a consumir menos. Invariavelmente esse é um risco sistemático para as empresas que operam dentro dessa economia.
Então, risco sistemático é um risco que não há como você diminuir. São exemplos do tipo de risco sistemático: variação na taxa de juros, variação na taxa do dólar, desaceleração econômica, etc.
Risco não-sistemático
Imagina a mesma situação do barco. O risco sistemático você já sabe, mas tem uma coisa a mais que eu vou te contar: eu não sei nadar muito bem. Até consigo nadar direitinho, mas eu perco fôlego muito rápido. Então, mesmo que tudo vá bem com o barco, se eu resolver tomar um banho em um lugar com águas mais profundas, existe um risco de eu afundar e precisar de ajuda.
A pergunta: esse risco é meu ou do barco como um todo? É todo meu, eu posso começar a afundar, mas isso não irá afetar o barco de maneira negativa. Ele não vai começar a afundar junto.
O mesmo acontece no exemplo das empresas, cada empresa tem seus riscos próprios: uma dependência do diesel, que pode encarecer; um bom contrato de aluguel ou de venda de produtos pode não ser renovado; etc.
Então, risco não-sistemático é aquele específico de uma empresa ou setor.
Entenda os riscos
Então, entender os tipos de riscos e quais eles são é algo muito importante no mercado de ações, pois são fatores que ajudam a definir o preço das ações, além dos lucros futuros.
Estude os riscos sistemáticos e os riscos não-sistemáticos, pois eles afetarão diretamente o retorno esperado dos seus investimentos. Procure entender cada tipo de risco e identifique quais eles são, na formação do seu portfólio. Além disso, tente montar um portfólio que diminua ambos os riscos, se expondo à economias diferentes (sistemático) e setores diferentes (não-sistemático).