ROIC – Retorno sobre o capital investido

O que é ROIC?

O retorno sobre o capital investido ou “Return on Invested Capital”, possui algumas semelhanças com o ROE, sendo utilizado para análise de desempenho de uma determinada empresa. Porém, a diferença entre estes dois, neste caso, é no resultado final. Enquanto o ROE apresenta dados sobre ações, o ROIC consiste no retorno sobre o capital total investido.

Esta métrica é bastante segura e muito utilizada entre os analistas. O ROIC, basicamente, demonstra os dados sobre o desempenho de determinada empresa em relação ao capital empregado, de maneira ampla, mantendo invisível as informações a respeito de quais investimentos específicos estão apresentando positividades e retornos financeiros adequados.

Fórmula do ROIC

Fórmula do ROIC - retorno sobre capital investido
Fórmula do ROIC

Para realizar este cálculo, é necessário ter a sua disposição as seguintes informações: Demonstrativo do Resultado de Exercícios e Balanço Patrimonial. Dispondo destes dados, calcula-se:

ROIC = NOPAT / Capital Investido

Realizando um melhor entendimento deste cálculo, algumas informações e conhecimentos são fundamentais:

1 – O NOPAT (Net Operating Profit After Taxes) é um medidor de desempenho de uma empresa. Sendo assim, sua representação baseia-se no lucro operacional (EBIT), retirando os impostos deste valor, ficando EBIT x (1 – Alíquota IR).

2 – Capital Investido: o valor total do capital na empresa, somando o capital de acionista com o de terceiros. Sendo assim, para realizar o cálculo ROIC é preciso ter em mãos o Balanço Patrimonial. Desta forma, as informações pertinentes aos investimentos se tornarão facilmente acessíveis, partindo do valor contábil da dívida e do capital próprio.

A Função do ROIC e vantagens

Como já citado, o ROIC é um medidor de desempenho. É de suma importância utilizá-lo antes de realizar investimentos. Considerando estes fatores, podemos analisar vantagens do uso do ROIC.

1 – Entender produtividade e gestão: o ROIC é um indicador que apresenta o desempenho financeiro de uma empresa, logo, demonstra a eficiência da equipe que está por trás destes resultados. Desta forma, é possível ter em mente as personalidades dos profissionais por trás do negócio. Sendo assim, as empresas que possuem um alto índice ROIC são as líderes em seus respectivos setores, indicando resultados positivos e lucrativos.

2 – Visão de negócio e estrutura de capital: com base na visão dos cálculos, é possível observar que o ROIC não tem a mesma função específica do lucro líquido. Assim, pela sua fórmula, as despesa com juros das dívidas são eliminados para que o acionista tenha uma idéia do desempenho operacional da empresa. Porém, ao contrário do ROE, leva em conta a alavancagem da empresa no cálculo.

Cuidados e ajustes

1 – O Retorno sobre o capital pode ser mascarado. Isto ocorre devido ao fato que os números contábeis utilizados possuem mais disposição à alterações. Além disso, o ROIC se refere ao regime de competência, não sendo possível saber a eficiência na geração de caixa.

2 – Assim como o ROE sofre alterações, elevações no índice ROIC podem ocorrer devido variações nas taxas de câmbio.

3 – Não é possível ter a informação de qual setor/segmento da empresa está gerando mais lucro, e para as despesas (juros, impostos e dívidas) a situação é a mesma.

Conclusão

O ROIC nada mais é que uma das inúmeras formas de estudo e análise dentro do mercado de investimentos. Assim, desta forma, o investidor deve ter cautela e utilizar de todos os artifícios ao seu dispor para obter as melhores informações para investir de forma correta e segura. Ainda assim, o Retorno Sobre o Capital Investido, sem dúvidas, está entre as primeiras opções para procurar os desempenhos das empresas e assim realizar bons negócios. Nunca esquecendo de sempre analisar o Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

2 comentários em “ROIC – Retorno sobre o capital investido”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *