Por que investir?

Por que investir? Para responder essa pergunta, você precisa descobrir um motivo forte para sair da zona de conforto de aceitar tudo o que seu gerente fala como verdade absoluta. Assim, você deve se perguntar:

Quais são meus objetivos e como meu dinheiro pode ajudar? 

Quer uma ajuda pra responder? Bom, eu acredito muito que depender de um único meio de gerar renda seja algo que sobrecarregue a gente, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Assim como também existe o ponto de vista de gestão de risco, onde depender totalmente do trabalho não é algo legal.

A vida não acontece em linha reta, então existem muitas possibilidades que podem acontecer e que devemos estar cientes: você pode ser demitido, pode precisar sair do emprego temporariamente, você pode precisar trocar de cidade, entre outras. Fora isso tudo, ainda existe a ideia, que eu acho excelente, de colocar o dinheiro pra trabalhar em paralelo. Convenhamos, muito mais justo que só você trabalhar.

Qual é meu objetivo principal?

Meu objetivo principal, então, ao investir, é depender cada vez menos do meu salário, que hoje representa praticamente 90% do dinheiro que eu recebo. Dos 10% ficam as receitas que recebo vindas de aplicações de renda fixa. O problema dessas aplicações de renda fixa é que não geram um fluxo de caixa adequado e possuem rentabilidade baixa. Além disso, o rendimento da maioria dos títulos de renda fixa costumam ser suficiente para apenas repor a inflação ou no máximo exceder ela em poucos. Claro, também existe minha parcela da renda variável, que está crescendo ano a ano, gerando uma receita passiva bem bacana.

Para atingir meu objetivo, então, eu acredito que a renda variável ofereça boas possibilidades de investimentos (não só pra mim, mas para quem se importa com as questões acima). Então, a minha estratégia hoje consiste em economizar aproximadamente 50% do meu salário principal e investir em renda variável, focando na minha estratégia de priorizar boas empresas, com foco em crescimento de dividendos.

Os pilares da minha estratégia são: Trabalhar, poupar, investir e estudar.

Nos próximos posts eu vou tentar detalhar melhor minha estratégia, assim como explicar como eu busco empresas, o porquê de eu focar em dividendos e como eu construí meu portfólio. Eu espero que os posts sirvam de inspiração para as pessoas começarem a investir e que, de alguma forma, ajude a melhorar o conhecimento de quem já é investidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *