Carteira de investimentos em setembro

A partir de hoje, pretendo fazer uma série de posts mensais, com fechamento da carteira. Então, começo apresentando pra você a minha carteira de investimento em renda variável, com fechamento do mês de setembro.

Setembro pra mim foi um mês um pouco atípico (junto com janeiro e fevereiro desse ano), pois vendi alguns ativos. Sendo assim, na minha carteira de investimento eu acabei fazendo mais caixa, excepcionalmente, durante esse mês, vendendo mais do que aportando. As principais vendas foram Klabin e GGRC11, esse último um fundo que eu zerei posição.

Como ando bastante sem tempo, até para atualizar a minha carteira ao longo do mês, fiz aportes mais pontuais.

Carteira de investimentos Brasil

Meu foco tem sido deixar a carteira cada vez menos dependente de ciclicidades. Claro que isso é quase impossível eliminar em uma carteira de investimentos, já que a grande maioria das demandas tendem a ser cíclicas – como ciclo imobiliário, ciclo de commodities, demanda do varejo, etc. Mas, tenho tentado deixar minha carteira cada vez menos dependente disso.

Já com relação aos FIIs, estou reajustando minha carteira por completo. Estou focando mais em boas gestoras, com tempo de mercado, fundos maiores e mais diversificados. Claro, às vezes é preciso ser flexível, porque é difícil os três requisitos aparecerem juntos. No caso do GGRC11, ele fazia praticamente uma sobreposição com outros FIIs da carteira, então achei adequado me desfazer.

Livros sobre investimentos que todo investidor deveria ler

Investimentos no Exterior

Cada vez mais tenho focado no meu círculo de competência – software e tecnologia. Como você sabe, recentemente comecei a estudar mais a fundo SaaS e outros tipos de tecnologia. Você pode encontrar os primeiros materiais aqui neste post. O único problema que meu círculo de competência é melhor usado apenas nas ações EUA, aqui no Brasil é difícil achar uma boa empresa de software.

Então, além de começar a me expor mais ao meu círculo de competência, comecei a aportar mais em ETFs no exterior. Quando menos eu precisar me estressar em diversificar, melhor!

Aliás, se quiser mandar grana para o exterior, recomendo usar o Remessa Online. Usando o cupom investidorimpaciente você recebe 10% de desconto no spread do dólar – e ajuda aqui o canal a se manter 🙂

Caso você não saiba fazer remessa para o exterior, veja esse post aqui.
Se você quiser abrir conta lá fora, acesse esse aqui.

Carteira de investimentos marcada a mercado

carteira marcada a mercado

Asset Allocation

Minha exposição atualmente está muito maior em ações Brasil. Eu e a Sra. Impaciente estamos avaliando alguns planos de curto prazo, então há possibilidade de aumentar a exposição à renda variável. Se isso vier a acontecer, provavelmente irei aumentar minha exposição aos FIIs e exterior.

Dividendos

Como vendi o GGRC11, os dividendos tendem a ser mais magros inicio de outubro. Agora é ajustar a carteira de FIIS e realocar a grana retirada. Como ando sem tempo para estudar, provavelmente dilua o aporte, aportando aos poucos.

Setembro acabou sendo o segundo melhor mês do ano em dividendos – já dá pra pagar algumas contas.

evolução anual
Dividendos da carteira de investimentos – Evolução mensal/anual

Frequência dos aportes

Como você pode perceber, meus aportes têm sido pequenos, tenho mais ajustado posição (retiradas). Tento manter uma frequência de aportes, mas por vezes ocorre de eu realmente não ter tempo para olhar carteira ou não encontrar ativos que eu ache adequados no momento.

De qualquer forma, tento manter uma frequência, como mostra o gráfico.

gráfico com frequência de aportes e resgates

Gostou do post? Deixe seu comentário, gostaria da tua opinião 🙂

2 comentários em “Carteira de investimentos em setembro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *