Qual é investidor!
Bom, você sabe, Buffett é conhecidamente um dos maiores investidores de todos os tempos, não podemos negar. Consegue comprar empresas de qualidade (pois qualidade importa nos investimentos) , a preços baratos, e que crescem seus lucros constantemente. Onde ele aprendeu isso e como eu e você podemos aprender?
Entrar na mente de alguém significa estudar vídeos e texto, até conseguir extrair informações que levem você até as informações que você quer chegar. No caso de Buffett, ele facilita um pouco pra gente. Buffet cita Philip Fisher e Benjamin Graham em algumas entrevistas, como essa coletiva do YouTube, aliás gaste 5 minutos da sua vida pra ouvir ela. Buffett já se declarou inúmeras vezes “85% Graham e 15% Fisher”, mas nessa entrevista ele cita:
“Sou 100% Graham e 100% Fisher, pois eles não são conflitantes, são apenas ênfases diferentes”.
PS: Aliás, nessa mesma coletiva, Buffett diz que tanto Graham como Fisher eram escritores excepcionais, logo é possível aprender pelos livros como se estivesse em contato com eles. Sorte a nossa!
Diversos caminhos pro mesmo objetivo
As principais qualidades que Buffett desenvolveu saíram do Value Investing (com Graham) e Growth Investing (com Fisher). Particularmente gosto muito da abordagem de Fisher, de concentrar na qualidade do negócio e encontrar empresas com capacidade de crescer acima da média do seu setor. Como ele mesmo dizia:
“Se você fez um trabalho correto na compra de uma ação a melhor hora de vender é nunca”.
Qualidade importa nos investimentos
Principais ensinamentos de Fisher:
- Observe além dos números das empresas. A qualidade do negócio é essencial, bem como uma cultura interna vencedora, alta qualidade dos líderes e funcionários. Isso são itens que não aparecem no balanço trimestral de uma empresa e muitas vezes são ignorados por analistas. Procure por eles!
- Busque empresas com margens de lucros sólidos. Lucros consistentes e com margens altas garantem vantagem para as empresas, como em épocas de crise. Mas lembre-se: “Não são as margens de lucro do passado, mas as do futuro que são basicamente importantes para o investidor”.
- Busque empresas preocupadas em evoluir e que dediquem uma parcela dos lucros pra isso.
- Busque empresas com ótima estrutura de vendas e preocupadas com esse quesito. Logística e disponibilidade do produto são muito importantes.
- “O mercado de ações é composto por indivíduos que sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada.” Mais uma vez, qualidade é muito importante!
Pra quem tá iniciando, talvez o caminho mais fácil seja focar na qualidade do negócio. Até porque, os números mentem! Tema pra uma próxima…
Impaciente