Bolsa caindo – o que eu estou fazendo

Bom, não é novidade pra ninguém que esteja alocado na bolsa, e muitas vezes até pra quem não está: a bolsa está considerando o Coronavirus uma ameaça pra economia mundial, que se refletirá no lucro das empresas. A partir disso surge a dúvida do que fazer em quedas assim. Bom, eu posso apenas falar o meu ponto de vista e o que eu estou fazendo (esteja certo ou não).

Às compras

Sem rodeio, vou dizendo que fui às compras. Eu considero preço uma questão que traz um certo conforto para o investidor, pois o futuro é incerto. Atualmente, não faço grandes valuations para aportar, você pode conferir aqui nesse post. Lembrando que meu foco é dividendos, de modo geral.

Assim, dentre as minhas opções atuais de compra estão especialmente empresas de dividendo, com potencial alto de crescimento nos lucros. Então, nessa semana, meu aportes foram em Itaúsa, Engie e Ferbasa. Basicamente usando minha forma de determinar “qual mais barata”, estas foram as escolhidas.
Egie e Ferbasa eu havia aberto posição há algumas semanas, mas são novas na carteira. Como são empresas que atendem basicamente o mercado interno, considero um risco menor, visto que a economia está bastante defasada ainda e há um gap para melhorias.

Ferbasa

Ferbasa é uma empresa baiana que atua de majoritariamente no setor de ligas de Cromo, insumo que serve para criar liga e dar resistência ao desgaste e dureza aos aços. Você já deve ter ouvido falar de aço cromado, e provavelmente tenha algo na sua residência.

Ela é uma empresa bastante verticalizada. Pra você ter ideia, para produzir as ligas é necessário fornos de alta temperatura, que consomem energia elétrica e carvão. A Ferbasa possui tanto florestas próprias como é proprietária de uma geradora de energia, diminuindo seus custos. Atualmente a empresa negocia com um P/L de 6,63P/VP de 0,86, e um ROE de 13,01%. Deve haver um cuidado pois a empresa é cíclica.

Verticalização da empresa para produção dos seus principais produtos
Fonte: site do RI da empresa

A Ferbasa sempre foi uma pagadora de dividendos e sempre trabalhou com uma folga em sua dívida, como uma forma de se proteger da imprevisibilidade das oscilações de preço da commodities.

Engie

A Engie é uma empresa catarinense que foca basicamente em geração de energia. É um dos maiores ROEs das empresas de energia elétrica, com 33,02%. Possui bastante regularidade na geração de receita, e há perspectiva dela aumentar a receita através do segmento de transmissão.

Mapa com usinas da Engie
Fonte: Site do RI da empresa

Abaixo o gráfico de distribuição dos dividendos dela, ao longo dos últimos anos, com alguns intervalos de retenções maiores:

Crescimento dos dividendos ao longo dos anos
Fonte: StatusInvest.com.br

A Engie negocia a um P/L de 16,38Earning Yield de 6,1% (caso o Payout fosse 100%, essa seria a uma aproximação da porcentagem que você receberia como dividendo em relação ao preço pago e o lucro dos últimos 12 meses).

Lembrando: Não são recomendações de compras. Confira a nota do rodapé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *