No fim de 2018 eu abri conta no exterior e usei a corretora DriveWealth, corretora que dava bom suporte para brasileiros. Porém, a partir de 2019, grandes corretoras começaram a zerar a corretagem e eu achei que seria hora de encontrar uma nova. Assim, no meio do meu estudo, resolvi abrir minha nova conta no exterior na corretora TD Ameritrade.
Características da corretora TD Ameritrade?
A TD Ameritrade é uma corretora tradicional nos EUA, tendo sido fundada em 1975. Nela é possível negociar ativos do exterior, como ações de empresas de tecnologia da NASDAQ, REITs (os primos dos fundos imobiliários), opções, contratos futuros, fundos mútuos e ETFs.
Pontos positivos
- Suporte ágil e muito solícito.
- Corretagem zero.
- Acesso à ações e ETFs das bolsas americanas, Opções, fundos mútuos e renda fixa.
- Plataforma completa com gestão de carteira e dados sobre as empresas.
- Não cobra taxa de manutenção mensal.
Pontos negativos
- Suporte todo em inglês.
- Demora na chegada do pin code para acesso por carta (caso você não saiba falar inglês para ligar e pedir acesso).
- Não há suporte para declaração de Imposto de renda, é tudo por sua conta.
- Atua apenas EUA e Canadá. Diferente da Interactive Brokers, onde supostamente há disponibilidade de Europa Ásia.
Por que escolhi a TD Ameritrade para abrir conta e investir?
Essa corretora no exterior tem como principais características ser tradicional, ter negociação de diversos ativos, ter corretagem zero, algo que ajuda muito quem quer se livrar das taxas – um dos piores inimigos dos investidores.
Na época eu até estava em dúvida em abrir conta nela e na Interactive Brokers. Porém, li reportagem onde o CEO da Interactive Brokers dizia que, apesar de zerar as taxas, o foco não seria o investidor pequeno, o que eu não curti. Aliás, nela a conta não é “normal” e se chama conta “Lite”.
Bom, depois de decidido e aberta a conta na TD, descobri que além do suporte e taxa zero, possuem uma plataforma de dar inveja. Sabe aqueles apps de acompanhamento de carteira? Você não precisará aqui. A plataforma é muito completa! Ela é tipo a junção de corretora, aplicativo e site com informações de empresas que a gente tem acesso aqui no Brasil – só que muito melhor. Assim, possui desde a distribuição da carteira até análise das empresas e métricas. O site realmente é muito bacana, e mesmo acessado do celular é muito bom e leve. O pessoal no exterior capricha.
Passa passo para criar conta na TD Ameritrade
1- Acessando a abertura de conta
Para abrir uma conta acesse “Open New Account” (fig.1), na página principal, e na outra página clique em “individual brokerage”(fig.2). Por fim, clique no botão verde escrito “Open an individual account”.
2 – Preenchendo informações
2.1 – Informações de contato e dados pessoais
Aqui você colocará suas informações, como nome e sobrenome (surname), país (country) e endereço postal. Mesmo sendo opcional, procure colocar todas as informações completas, para você receber a correspondência. Além disso, não esqueça de colocar seu número de telefone, marcando a opção de “I have a non-US phone number“.
2.2 – Dados de nascimento e nacionalidade
Aqui você insere a data de nascimento, local de nascimento, tipo de visto (optei por não colocar no exemplo, porque pode ser que você não tenha) e informei que estou desempregado. As informações de “Social Security Number” e “Foreign Tax Id” não aplicáveis – a não ser que você seja residente.
Mais abaixo na tela, marque as opções relativas a compliance, sobre trabalhar em algum broker ou ser envolvido com alguma empresa de capital aberto nos EUA (ser diretor ou deter 10% de alguma empresa listada – você ou algum familiar).
2.3 – Dados financeiros
Ao colocar os dados financeiros, como seu salário anual, patrimônio, capital líquido e dados da origem da grana, você terá duas opções para escolher onde sua grana parada na conta da TD Ameritrade ficará de fato: em bancos ou na própria corretora.
Geralmente quando você aceita deixar em bancos existe programas de recompensa, onde dinheiro o rendendo alguns trocados. Para evitar ter que declarar algum possível ganho de capital no imposto de renda, e fazer o mais simples, eu optei por simplesmente deixar na corretora, que já tem garantia de $250 mil.
2.4 – Confirmação dos dados
Nas telas seguintes apenas aceite as confirmações e finalize a criação da sua conta no exterior. Faça o download da aplicação, pois você precisará para assinar e enviar com o restante dos dados.
3) Enviando os documentos para corretora americana
3.1 – Documentos necessários para aprovação da abertura de conta
Após inserir os dados para criação da conta na TD Ameritrade, você precisa de alguns passos adicionais para completar o cadastro. O primeiro deles é enviar os documentos necessários para a corretora.
Os seguintes documentos são necessários para a conta ser aprovada:
- cópia da Aplicação (application) assinada
- W-8BEN
- Cópia do RG ou Passaporte (preferencialmente)
- Comprovante de residência – use uma nota de corretagem recente de alguma corretora daqui.
Sobre o W-8BEN
O W-8BEN é o certificado de status de estrangeiro para fins de retenção e declaração de imposto de renda nos Estados Unidos. Ao preencher o Formulário W8 você afirma que não é um contribuinte nos EUA, e sim no Brasil. Embora as taxas sejam retida nos EUA, como no caso dos dividendos, você receberá “de volta” através do Imposto de renda aqui no Brasil.
O Brasil não tem tratado com EUA sobre taxas, então não preencha a Parte II.
3.2 – Enviando os documentos
Para enviar os documentos para a TD Ameritrade você precisa acessar o site https://moveit.tdameritrade.com/ e criar uma conta. Após, com a conta criada, envie um pacote de documento para eles, conforme abaixo. Não esqueça de anexar os documentos!
O e-mail que você deve enviar é international@tdameritrade.com
Após enviar os documentos você deve aguardar a finalização do processo de abertura de conta. Assim, quando o processo acabar você receberá um e-mail de aviso. Mas o processo ainda não terminou!
4 – Acessando a conta
Se você não desistiu ainda, o próximo passo após o e-mail de confirmação de finalização do processo de abertura de conta no exterior é acessar a conta (ALELUIA).
Para isso tem dois caminho: esperar a cartinha com PIN vinda pelos correios (vai demorar) ou ligar pra lá e gastar seu inglês (vai ter suor). Aqui vou abordar o segundo.
4.1 – Gastando o inglês para acessar a conta
Fica tranquilo, a galera é muito gente boa e tem paciência. Quando liguei minha ligação não tava tão legal, então tanto eu quanto o atendente tivemos que ficar pedindo pro outro repetir. Foi divertido!
Então, para ligar para a corretora no exterior e pedir sua senha, ou você liga direto ou usa outro sistema. Eu optei por usar o sistema de discagem gratuito da AT&T. Para usar o sistema deles, basta ligar para o número que a AT&T fornece como acesso para seu país e após a mensagem discar o número americano. É totalmente de graça.
Se você estiver usando celular, então o número é: 0-800-888-8288
Após discar o número, espere a mensagem e disque o número da TD Ameritrade para novas contas: 800-454-9272
Obs: pra quem fica nervoso falando inglês, a frase principal que você terá que falar é “I’ve created my account but I haven’t received my ID and password yet. Could you help me?” – (eu não recebi meu ID e senha ainda, pode me ajudar?).
Conclusão sobre abrir conta no exterior
Abrir conta no exterior pode ser um tanto trabalhoso, mas compensa, pois se expor ao dólar e uma economia mais estável tem um bom efeito na carteira. Logo, com a conta já pronta, é só transferir e começar a investir no exterior. Para isso, eu uso o Remessa Online, com cupom de desconto.
Bons investimentos!
Oi, investidor impaciente! Excelente artigo! Muito claro e objetivo! Parabéns pelo trabalho e por auxiliar tantos brasileiros em seus investimentos!!!
Excelente, mas tenho dúvidas se não é melhor comprar ETF que pague dividendos aqui
Infelizmente não temos nenhum assim no Brasil.
Você esqueceu de mencionar que é necessário de enviar extrato bancario também.
Abs,
Verdade! obrigado!
Excelente guia, o melhor que existe na internet toda! Parabéns e obrigado! Acabei de receber o e-mail de confirmação de abertura de conta, agora é só gastar o inglês! Abraço!
Obrigado João o/
Infelizmente o esquema da AT&T não está aceitando o número da TD Ameritrade. Vamos ter que por a mão no bolso pra discar 🙁
Como você faz o depósito e retirada para a Ameritrade?
Olá André, obrigado pelo comentário.
Eu uso o remessa online: http://go2.remessaonline.com.br/SH2J
O processo é bem simples, mas assim que possível faço um vídeo explicando como.