Se você não está por dentro da notícia que motiva esse post, eu explico. Alguns usuários de um fórum do Reddit – chamado WallStreetBets – resolveram se juntar para adquirem ações da GameStop e ‘trolarem’ os grandes de Wall Street. A ideia era operar na ponta contrária em ações de empresas com grande número de operações short.
Se você não sabe o que é uma operação short, leia este post aqui.
O que aconteceu?
Alguns dos participantes do Reddit, que participam do fórum WallStreetBets (se você sabe inglês acesse, pois a tese é muito engraçada), alegaram que estavam punindo Wall Street e “democratizando” o mercado acionário. No entanto, o fórum não exige que os membros se identifiquem ou verifiquem/confirmem as operações, o que pode ser usado por traders experientes.
O fórum possui, nesse exato momento, mais de 3 milhões de usuários.
A questão é que o pessoal se organizou e resolveu brincar com o mercado, tendo como alvo direto os institucionais. Assim, como forma de mostrar a força dos usuários contra os institucionais, saíram em caçada à ações com grande volume de operações short abertas.
Entre elas estava Gamestop, uma rede de lojas que vende videogame dentro de shoppings. Não é difícil perceber, pelo perfil da empresa, que ela vai de mal a pior. Assim, uma empresa em decadência e com potencial de piora é uma bela forma de ganhar dinheiro com short, se as ações seguirem sobvalorizadas. Exatamente o que vinha acontecendo com os papéis da empresa.
Você pode conferir a “tese” postada por um usuário – pra lá de irônica – em cima da empresa GameStop.
O impacto nas ações
O impacto nas ações foi imediato com um gigante salto nas ações, usando como gasolina um short squeeze. O valor de mercado da GameStop disparou para $14 bi, tornando milionários vários investidores comuns. Isso se deu às custas da indústria de institucionais (fundos), inclusive muitos de sucesso. A ação iniciou 2021 cotada a $17, agora bate os $320.
Um exemplo do impacto dessa “trolada” foi o que ocorreu com o fundo Melvin Capital, um dos maiores shorts divulgados da GameStop, que se apertou com a posição vendida da GameStop. A queda foi de 30% na segunda-feira, de acordo com o Wall Street Journal, e precisou de um aporte de $2,75 bi para se manter vivo. Impressionante, definitivamente.
Simplesmente estão destruindo quem entrou na ponta vendedora.
O pior de tudo para os institucionais é que eles recebem chamada de margem, para manter a posição. Alguns acabam tendo que fechar posição com perda gigante, outros vendem as posições long (onde podem estar as maiores convicções), alguns requisitam injeção de capital, tudo para conseguir se manter no jogo.
Obviamente não só anônimos e anônimos “pequenos” se envolveram no episódio. Mas enfim, conseguiram criar uma marca na história dos mercados.