Investir – você pode estar jogando de forma errada

“Existem pelo menos dois tipos de jogos. Um poderia ser chamado de finito; o outro infinito. Um jogo finito é jogado com o propósito de ganhar, um jogo infinito com o propósito de continuar o jogo.”

James P. Carse

Com frequência recebo perguntas de seguidores que refletem ânsia para investir – e eu confesso que até um tempo atrás o mercado me fazia sofrer de alguns dos problemas (citados mais abaixo). Mas, é necessário assimilar que não são estudos e investimentos pontuais que farão sua carteira decolar, porque investir é um jogo infinito.

Jogo finito x jogo infinito?

jogo infinito versus jogo finito, duas abordagens diferentes
Jogo infinito x finito
imagem: autor

De acordo com dois (ótimos) livros, um escrito por James Carse e outro por Simon Sinek, existem dois tipos de jogos que costumamos jogar. Um é finito, enquanto o outro é infinito. O jogo finito é jogado com o propósito de terminar. Nesse tipo de jogo, há um começo e fim, tendo ele regras fixas e estáticas. Por outro lado, os jogos infinitos são jogados com o propósito de continuar o jogo, pois ele é constante e sem prazo.

Um jogo finito é algo como ler um livro, passar de uma fase no Super Mário ou maratonar uma série no Netflix – claro, talvez escolher uma série seja um jogo infinito. Um jogo finito é como o Xadrez, onde os dois jogadores conhecem as regras e o objetivo é tentar vencer a partida e terminar o jogo.

Já um jogo infinito é algo de longo prazo, sem prazo definido, onde as regras mudam constantemente e os jogadores precisam se adaptar. Logo, a ideia aqui é se manter no jogo, pois quando se entra como jogador se aceita uma única regra que podemos considerar fixa: ele é um jogo constante. Por isso, não há vencedores, apenas jogadores.

O que isso tem a ver com investir?

jogo infinito versus jogo finito são dois jogos diferentes de serem jogados
que jogo você está jogando?

Em seu livro, Sinek afirma que pessoas que adotam uma mentalidade infinita, alinhados com o jogo infinito, constroem organizações mais fortes, inovadoras, inspiradoras e se tornam mais resilientes. Porém, ele deixa claro que é necessário espaços de tempo maiores para que esses benefícios se acumulem, diferente dos benefícios associados a uma mentalidade finita – de curto prazo.

Um exemplo de jogo infinito que jogamos é o de ser filho(a), marido, esposa, mãe, pai, profissional – e investidor(a). Muitas vezes nos confundimos e acabando por jogar esses jogos infinitos com a mentalidade finita. Isso traz muitos problemas e frustrações.

Investir – um jogo infinito

Investir é um jogo infinito, mas constantemente somos levados a abordar com mentalidade finita. Constantemente procuramos a próxima Magazine Luiza, tentamos prever oscilação de preços, ficamos preocupados se a bolsa está caindo, aportamos mais do que o estômago aguenta, investimentos sem conhecer o ativo, sofremos de FOMO, procuramos rentabilidade de curto prazo, tentamos estudar e investir para compensar o tempo que ficamos de fora.

Por vezes até entendemos que investir é um jogo de longo prazo, mas insistimos em abordar de maneira finita.

Logo, mais do que uma abordagem de longo prazo, devemos abordar investimentos com uma mentalidade infinita. Sua principal tarefa deve ser se manter no jogo. Eu procurei entender isso desde o início – e esse é um dos meus porquês de até hoje nunca ter ultrapassado mais do que 50% de alocação em renda variável. Eu não tenho pressa.

Conclusão

Quer um conselho que vem dando certo pra mim? Não tenha pressa. Sua carteira de aposentadoria será construída de acordo com seus objetivos e aos poucos – e tudo bem se você não tiver tanto tempo para estudar e for realmente aos poucos.

Sua procura não deve ser por estudar e alocar desesperadamente sua grana, você pode fazer isso aos poucos, porque investir não é uma tarefa para ser completada. Não será um aporte pontual que será decisivo na sua vida – mas sim um conjunto deles.

A constância é sua amiga, então invista com calma, aloque com cautela e estudo aos poucos, de forma cada vez mais profunda. Você possui diversos papéis como player de jogos infinitos ao longo da vida, e investir será apenas mais um. Aliás, eu suspeito que você não gostaria de receber um boletim com nota 8 em “investimentos”, mas nota 2 em “profissionalismo”, 3 em “paternidade” e 2 em “matrimônio”.

3 comentários em “Investir – você pode estar jogando de forma errada”

  1. Seus texto Sr. Impaciente são como uma luz no final do túnel. Obrigado por me mostrar que investimento, não está relacionado em quem chega primeiro ao final, e sim sobre aproveitar o processo em sua totalidade.

    Texto incrível, parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *