Correria do trabalho, excesso de objetivos, excesso de pensamento, etc, motivos não faltam pra você acumular ansiedade e ficar totalmente desfocado – e as vezes a própria falta de foco causa tudo isso. Então, se tem algo que promete ajudar é meditar. Mas, para quem nunca praticou, sempre surge a pergunta de como iniciar a meditar.
Confesso que fazia tempo que eu não meditava – já que a minha prática de arte marcial foi estopada pelo COVID19 – mas resolvi retomar (agora diariamente) e descrever aqui cada um dos dias. Mas, mais do que isso, resolvi fazer um passo a passo pra quem quiser fazer também.
O que é meditação?
Existem diversas técnicas para tanto você concentrar, quanto meditar. Importante saber: meditar é diferente de estar concentrado. Concentrar significa ter um único pensamento – algo que faça você unificar seus pensamentos em uma única coisa – enquanto meditar é não ter nenhum pensamento exato, é esquecer de si. Meditar é estar unificado. Complexo?
Iniciando a meditar
Vou descrever o método que uso, algo próximo do Anjo Daza Ho, um método criado por Nakamura Tempu, o pai da Yoga japonesa. Nakamura acreditava que a prática da Yoga deveria ser simples e acessível, pois é algo natural. Vou escrever o método da forma como uso.
Postura para meditar
Como postura, existem basicamente 3 formas:
- Postura de Yoga
- Sentado sobre os joelhos no chão
- Sentado em uma cadeira
Particularmente tenho usado a postura sentado, mas nos fim de semanas (por ter mais tempo) acabo fazer o ajoelhado, que é a postura que eu usava na arte marcial e deixa mais confortável. Foque no conforto, não utilize uma postura difícil, pois não deve ser algo que deixe você dolorido.
Os olhos podem ser mantidos abertos ou fechados levemente. Faça o que sentir que é mais confortável e o que o seu corpo mandar.
Como é o método?
Resumidamente, o método consiste em se concentrar em um objeto, até que um só pensamento esteja em sua mente. Assim, nesse momento, você terá esquecido de você e do resto, atingido o estado Muga Ichi Nen – você esquecido, um só pensamento.
Após o estado de Muga Ichi Nen, que você saberá que atingiu se a mente está atenta completamente para um único ponto de concentração, de modo que esse pensamento preencha toda a consciência, você irá para o Muga Munen.
Muga Munem é o estado onde não há mais pensamentos, sua mente está complemente vazia.
Antes da meditação a concentração
De acordo com Nakamura Tempu, concentração é um caminho pra meditação. Então, para quem está iniciando, é sempre mais fácil iniciar concentrando, ao invés de tentar meditar diretamente.
1- Usando algo para concentrar
algo como “método do nenhum eu, um pensamento”. Basicamente é uma forma de esquecer do resto e focar num único pensamento (ou coisa).
Existem diversas formas de concentrar, mas eu considero as 3 principais sendo:
- ponto abaixo do umbigo
- um circulo preto desenhado em um papel
- um som de sino (procure no youtube “japanese bell“)
Os três são relativamente mais simples, embora o centro abaixo do umbigo seja o mais difícil pra quem precisa visualizar algo pra se concentrar. Atualmente uso a terceira forma – concentração no som do sino.
2- Concentrando para então meditação
Após dar o play no som do sino japonês, comece a se concentrar nele. Se concentre e faça com que ele seja seu único pesamento. Você certamente se deixará desconcentrar por causa de outros barulhos ou até pensamentos, mas não desista, isso é absolutamente normal. Não brigue com os pensamentos, deixe que eles passarem, irão embora.
Quando você se desconcentrar, aguarde novamente o barulho do sino, ele será o sinal pra você esquecer o resto quando desconcentrar.
3 – Meditando de fato
Quando o você estiver totalmente focado no som do sino, suavemente ele irá desaparecer e você estará concentrado no nada. Esse é o momento da meditação, alguns segundos de absolutamente nada.
De fato, não importa quantos tempo você ficará nesse estado, o importante é tentar concentrar para então chegar até ele. O que importa não é o tempo que você dedica à meditar, mas sim a profundidade.
Conclusão
Esses é um dos métodos para se meditar, talvez o mais simples – o que definitivamente não significa o mais fácil. Então aqui vai mais algumas dicas finais sobre:
- Inicialmente dedique 15 minutos para essa práticas. Geralmente acalmar a mente leva em média uns 5 minutos, não tenha pressa. O exercício de concentrar também é cansativo, então não se exija muito tempo no inicio.
- Torne isso um hábito e reserve horário fixo para realizar.
- Tente não fazer antes de dormir – e tenha preferência por fazer pela manhã.
- Não brigue com os pensamentos, eles vem e vão, naturalmente. Sendo assim, não tentando se livrar deles, porque irá acontecer o contrário. Caso tenha algum pensamento, espere o som do sino (ou foque no ponto, caso tenha optado pelo método visual) e concentre novamente nele até esquecer o resto.
- Mantenha a respiração abdominal, ou seja, faça respiração usando o abdômen ao invés da parte superior do tronco (levantando ombros, por exemplo). Mantenha ela natural.
- Pratique com afinco! Nada vai ensinar você a meditar, além de você mesmo tentar.