Sem palavras pra essa última semana. Única frase possível: Eu encontrei um Urso no meio do meu caminho. Ele, o temido, que todos achavam que estava adormecido, e nunca mais acordaria, o tal do Bear Market. Foram 4 ativações do Circuit Breaker da B3, isso mesmo, QUATRO em apenas 3 dias.
Os Erros batem à sua porta
Eu sempre digo que o melhor pra quem tá começando é errar o mais cedo possível. E tava difícil errar sem haver um Bear Market. Não existe essa de entrar na bolsa sabendo tudo, assim como não existe livro que te gere o sentimento de estar comprado e ver o patrimônio oscilar. Comigo foi assim, eu vi a bolsa de valores ir de 45 mil pontos para 80 mil sem ganhar muito dinheiro. E pior, eu perdi dinheiro nesse meio tempo. Fui descobrindo do jeito mais correto(?) (e talvez mais dolorido): suando frio e perdendo um pouco grana, a que podia perder.
Pois bem, todos que começaram antes dessa fatídica semana do dia 09/03/2020, certamente viveram o pior dos pesadelos que a humanidade pode sonhar: ver os próprios erros batendo à sua porta, um por um. Na renda variável, sem se importar com você, eles aparecem, fruto das suas decisões, fazendo você ver com seus próprios olhos, sem poder fazer nada e sabendo que eles são suas crias. Você é obrigado a encarar. Isto é como se você tivesse que antecipadamente definir como agiria em cada situação da vida, depois alguém desse play e você tivesse que assistir tudo acontecer, sentado, sem interferir. Bizarro.
Na bolsa isso é verdade, você vai descobrir o quanto você tomou boas decisões na carteira de investimentos e na construção do seu mindset, na pior das situações. Quando tudo desaba, no selloff, quando todos estão correndo para as colinas, seus erros te procuram.
O maior inimigo do Urso
Graças aos Deuses dos investimentos, eu li muito, ouvi muito, tive bons exemplos e professores, mesmo à distância. E o que eu descobri é que e os grandes fazem o fluxo contrário e o maior inimigo do Urso é o bom mindset. Assim, eu me propus e passei 4 anos fazendo sempre o movimento contrário, toda vez que acontecia algo semelhante, justamente porque eu queria me treinar pra momentos como esse, onde o emocional da parte compradora falasse muito mais alto e o meu quer entrar na onda. Minha exposição sempre foi tamanho do meu conhecimento, inicialmente pouco mas crescente.
A frase que mudou minha vida (é sério, não foi só os investimentos) foi dita em uma conversa entre Luiz Barsi e Tiago Reis, citando Buffett:
“É sábio ter medo quando os outros são gananciosos e ser gananciosos quando os outros têm medo.”
Mais curiosidade ainda surgiu a partir nos outros vídeos de Reis com Barsi, que foram um dos alentos pra me manter na renda variável, mesmo depois de algumas tentativas frustradas de ser sócio de empresas A partir daí estudei bastante esses monstros e foquei na parte emocional primeiro, que é sempre o 1º erro de quem tentar ir pra bolsa de valores.
Emocional
Foquei na parte emocional, muito antes da técnica de entender valuation e precificação. Foi greve dos caminhoneiros, foi plantão da Globo com notícia bombástica, foi possível impeachment de presidente, foi eleição, Guerra Comercial entre EUA e China, entre outros. Eu tava lá, com propósito de aprender a me controlar. Eu me preparei pra chegar numa situação que fosse tão difícil emocionalmente investir que o lado técnico ficaria discrepante e uma criança saberia o que fazer.
Confesso que jamais imaginei que uma situação assim iria ocorrer, e inclusive duvidei. Já tinha ouvido, lido e estudado sobre. Todos os grandes citam situações assim, mas eu não acreditava. Mas realmente, você e eu agora sabemos, é verdade, acontece.
Exposição igual ao conhecimento
Se é o início de um declínio mais severo? Talvez. Mas a minha estratégia foi finalmente testada, com uma exposição adequada. Se eu pudesse te dar uma única dica: exposição sempre do tamanho do seu conhecimento, inicialmente pouco mas crescente. Não tenha vergonha de ter pouca exposição. Sempre teste uma estratégia em um ambiente controlado. E você sabe, a única coisa que você tem controle na renda variável é o quanto está exposto.
Que a sabedoria de Munger, Buffett, Lynch, Marks, Bogle, Barsi e Paes de Barros estejam sempre com você. Eu sou grato pelo “convívio” com eles, me moldou como investidor. Mesmo longe.