Você sabe quais habilidades indispensáveis para um investidor se sair bem na bolsa de valores? Existe uma parábola que se explica. É a parábola do monge Sidarta (Buda) e o mercante, que apresento aqui na versão do livro de Hermann Hesse:
O mercante e as habilidades de Sidarta
Sidarta, um monge com aparência de um mendigo, chega até uma cidade e conversa com um comerciante. Ao explicar que havia abdicou de todos os bens temporariamente, surge a curiosidade do comerciante.
COMERCIANTE: “o que você pode oferecer para alguém?”
SIDARTA: “Cada um dá o que tem. O comerciante, a sua mercadoria; o pescador, os seus peixes; o guerreiro, a força”
COMERCIANTE: “Então, tu que não tem nada, o que sabe fazer?”
SIDARTA: “Sei pensar. Sei esperar. Sei jejuar.”
COMERCIANTE: “Só isso?!”
SIDARTA: “Acredito que sim”
COMERCIANTE: “Mas qual a serventia?! Por exemplo, para que serve o jejum?!”
SIDARTA: “Para mim é muita coisa meu senhor. Para quem não tiver o que comer, o jejum será a coisa mais inteligente que se pode fazer. Se não tivesse aprendido a suportar o jejum, estaria obrigado a aceitar um serviço qualquer, seja na tua casa ou em outro lugar. A fome me forçaria a fazê-lo. Assim, Sidarta pode aguardar as coisas com toda calma, pois não sabe o que é impaciência. Sidarta pode aguentar por muito tempo o assédio da fome e ainda rir dela.”
As três habilidades fundamentais para o investidor
A vida de investidor individual é um bombardeio de informações que induzem o excesso de movimento e penso: Homebrokers com gráficos piscando à milhão; corretagens zero; apps de cotação a cada segundo; informações todo dia. Do jeito menos fácil, eu aprendi que a vida do investidor só se torna simples quando desenvolve as três habilidades de Sidarta, do livro de Hermann Hesse: pensar, esperar e jejuar.
Pensar
Pensar é a habilidade relativa ao intelecto, especialmente saber avaliar um negócio e ter regras para tomada de decisão. Dessa forma, aqui estão items como entender do veículo escolhido para investir, compreender um mínimo de contabilidade e da linguagem do setor que analisa – se você decidir investir em ações e fundos imobiliários por conta própria.
Porém, tenha paciência porque essa habilidade costuma ter uma curva de aprendizagem maior. Especialmente se você investe na bolsa de valores por conta, tenha calma e vá estudando e se expondo aos poucos.
Por fim, mais do que compreender números, você precisará desenvolver sua capacidade de fazer perguntas, de raciocinar (e imaginar) sobre eles, sobre o futuro, sobre as circunstâncias. Não tenha pressa, mas não se limite ao básico.
Esperar
Quem aqui não queria ficar rico da noite pro dia, né? Mas não é o caso, não vai acontecer. Assim, a segunda grande habilidade de um investidor é saber esperar, uma habilidade muito relacionada ao longo prazo e à paciência.
Porém, esperar e ter paciência significa mais do que apenas aguardar por uma recompensa no longo prazo. Para o investidor, esperar também significa ser capaz de ficar de fora de circunstâncias adversas e esperar pacientemente até surja uma oportunidade favorável para investir. Quem nunca aqui ficou nervoso pra alocar uma grana parada, não é?
Embora seja uma habilidade fácil na teoria, a habilidade de esperar não é tão simples. Assim, é algo que você precisa ir desenvolvendo aos poucos, praticando e ajustando seus objetivos – além de se livrar daqueles desejos sombrios de “ficar rico em 1 ano” ou “fazer a grana render 1% ao mês”, além do FOMO.
Uma dica simples: ter os objetivos escritos em algum lugar pode ajudar você a “esperar”.
Jejuar
A única variável que você tem controle no mercado financeiro é a do seu comportamento. Assim, jejuar significa passar por situações de dificuldade e suportar. A “tolerância à dor” é algo muito comum em investidores de sucesso, como Warren Buffett, Charlie Munger e Peter Lynch. Como você acompanhou nesse outro post, foi algo que procurei focar e desenvolver nos meus primeiros anos de bolsa.
Assim, a ideia central de “jejuar” é que devemos orientar nossas ações para o pensamento – a habilidade do pensar– e não para nossos sentimentos. Jejuar é não ceder à tentação em uma situação adversa, de ir atrás da manada ou ainda de cometer erros ao agir por impulso.
Jejuar é, além de não agir de forma emocional, saber deixar de acompanhar o mercado toda hora, entender as oscilações como algo natural – e que até se pode tirar proveito.
Conclusão
Como você sabe, investir é um jogo infinito, em que você precisa sobreviver. Para isso, é necessário desenvolver três habilidades e consequentemente ter um controle maior de si.
Por fim, é sempre bom lembrar: a única variável que você controla no mercado é a forma de reagir a ele.