Mais um fechamento, agora do mês de Outubro. Esse foi um mês com pouquíssimos aportes na minha carteira de investimentos, apenas adicionei mais ativos às posições que eu já tinha antes (VNQ e LREN3). Para variar, ando bastante sem tempo, até para atualizar a minha carteira ao longo do mês, assim eu optei novamente por fazer aportes bem pontuais.
Fim de outubro eu ainda tinha grana parada no exterior, mas aloquei uma parte antes do fim das eleições americanas. Aliás, se quiser mandar grana para o exterior, recomendo usar o Remessa Online. Aplicando o cupom investidorimpaciente você recebe 10% de desconto no spread do dólar – e ajuda aqui o canal a se manter.
Caso você não saiba fazer remessa para o exterior, veja esse post aqui.
Se você quiser abrir conta lá fora, acesse esse aqui.
Desempenho e composição da carteira de investimentos
Pesos no portfólio
Entre setembro e final de outubro, houve uma pequena valorização dos bancos, fazendo expandir no portfólio a concentração em bancos (com Itaúsa, Banrisul, Banco do Brasil e Bradesco). Aos poucos pretendo ir ajustando as posições e o portfólio, eliminando algumas das posições.
Caso você queira maiores descrições sobre como eu componho a carteira, acesse esse post.
Sobre o exterior, enviei mais uma remessa e sigo aumentando a exposição ao dólar, que como você viu nesse post faz muita diferença na carteira.
Evolução dos Proventos do mês
Outubro foi um mês de poucos proventos, chegando à marca de aproximadamente R$150. Como havia diminuído meu investimento em Fiis antes da crise, a oscilação de distribuição aumentou. Porém, é esperado que até o fim desse ano os proventos superem em até 40% os proventos do ano passado.
Rentabilidade da carteira cotizada até Outubro
A exposição ao exterior segue ajudando a diminuir a volatilidade da carteira. Nesse mês ainda não entraram as altas valorizações dos bancos (que também beneficiaria o IBOV), shoppings, REITs e S&P500 após a vitória do Biden e sinalização de possível vacina. Tudo isso será contabilizado apenas em novembro.
Sensacional esse acompanhamento de carteira. Seria legal se você disponibilizasse os macetes pra gente poder fazer isso também. Dá umas aulas de python pra gente!
Sobre o desempenho da carteira, você consegue colocar o histórico do desempenho desde o início? Seria legal de ver isso também, inclusive se você mostrasse a época em que você investiu em Porto Belo e JBS e como foi a recuperação desde então.
Valeu pelo comentário João. Por enquanto vou ficar devendo os macetes em python, é um pouco completo o processo pra montar carteira haha Quem sabe mais pra frente disponibilizo algo. Tem um post que postei o desempenho dela nessa época da PTBL3 (http://investidorimpaciente.com/mindset/carteira-de-investimentos-20/), mas é um pouco destorcido o rendimento, pois havia comprado UNIP e simplesmente decolou hehe
Acho que este gráfico está com os preços distorcidos não? Quase 4.500 na carteira? Com proventos de 150 e agosto 750? Não teria que ser algo próximo a 100.000?
Opa, 4500 é o total de provento acumulado no ano.