A demonstração do resultado do exercício, conhecida pela sigla DRE, é uma demonstração da contabilidade que se destina a demonstrar a formação do resultado líquido, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
= RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos Vendas de Mercadorias Prestação de Serviços (-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA Devoluções de Vendas, Abatimentos, Impostos (ICMS, PIS, COFINS, IPI) = RECEITA LÍQUIDA (-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos Vendidos, das Mercadorias e dos Serviços Prestados = LUCRO BRUTO (-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas Com Vendas, Administrativas = EBITDA (-) DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO (-) OUTRAS RECEITAS = EBIT (-) TRIBUTOS (+/-) RESULTADO FINANCEIRO (=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO |
Para que serve o DRE?
O DRE é muito útil para ajudar o investidor a analisar o desempenho financeiro de uma determinada empresa. Assim, acompanhando o demonstrativo de resultado do exercício, é possível verificar a evolução das receitas e despesas da empresa, calcular margens e rentabilidade da operação, sendo possível assim uma melhor visualização.
Então, a partir da DRE é possível refletir sobre custos da empresa, seus gastos com despesas, a evolução de suas margens. Logo, este demonstrativo ajuda o investidor a concluir sobre a qualidade e lucratividade do negócio e até mesmo comparar com semelhantes.